Pular para o conteúdo principal

Engordar no inverno?

Quais são as verdades e mentiras?

A fome aumenta no inverno e por isso estou comendo mais?

Essa é uma boa desculpa meus queridos mas é Mentira.

O mecanismo da fome, controlado por uma região localizada na base do cérebro chamada Hipotálamo, tem entre suas várias funções regular as sensações de fome e saciedade, não se altera com as baixas temperaturas.

Quer saber uma curiosidade?

A fome e a saciedade são "administradas" por diferentes neurotransmissores cerebrais, no primeiro caso é a noradrenalina, já a saciedade é regulada pela serotonina.

* A serotonina também dá a sensação de prazer, é também estimulada pela prática de esportes, bora malhar?


Se a temperatura cai o corpo precisa de mais calorias para se aquecer?

Sim, precisamos de mais proteção térmica no inverno e para produzir mais calor as pessoas acabam ingerindo mais calorias! Portanto, já que você conhece o mecanismo, procure consumir calorias de alimentos menos gordurosos. Que tal uma sopinha leve?

No inverno nosso corpo queima mais calorias?

Sim, o que acontece é que a exposição ao frio leva a ativação da chamada "termogênese adaptativa", isto é, uma produção maior de calor para manter nossa temperatura próxima dos 36 graus. mas, para que esse "fogo interno" se acenda, acontece outra  revolução no organismo; a estimulação da atividade do tecido marrom, um tipo de gordura que contribui em ritmo de Formula 1 para a formação de calor. Esse tecido se encontra principalmente nas costas e é o mesmo que faz o urso hibernar por meses sem que morra de frio. Como para produzir calor o corpo queima calorias, muita gente se engana e pensa que dá para relaxar na alimentação.

Se você acha que dá para relaxar na alimentação nessa época, está enganado. É preciso se alimentar corretamente mesmo no frio. Esse aumento de metabolismo existe, mas não permite abusos.

Dá vontade de comer doces no frio?

Mentira, o que acontece é que, quando a temperatura cai, diminuimos nosso grau de atividade tanto em casa quanto no trabalho, com certeza você prefere ficar debaixo das cobertas em frente a tv, ou você prefere uma caminhada? Aposto que debaixo das cobertas, daí aumenta sua chance, vontade e disponibilidade para comer um docinho.

Alterações de humor nesta época levam as pessoas a comer mais?

O pior é que sim, não dá para dizer que é desculpa, existe mesmo uma tendência à depressão no frio e isso foi constatado por estudos realizados nos países mais gelados da Europa. Como a alimentação tem uma ligação íntima com o humor não é difícil entender por que a depressão leva qualquer pessoa a comer mais, para compensar suas angústias e sensações conflitantes nesta época. mas, você já sabe, a serotonina, aquela substância que dá prazer, pode ser seu remédio natural para contra-atacar a melancolia que os doas cinzentos dão. por isso, mexa-se e não fique longe da ginástica!


Nosso hormônios sofrem alterações nos meses frios?

Ainda bem rsrs. É preciso sintonia fina com os hormônios; qualquer alteração, inclusive de temperatura, lá se vão eles causando estrilulias. Dessa vez, é das boas; quando o nosso organismo se adapta ao frio para manter a temperatura interna, acaba inteferindo no trabalho das glândulas supra-renais, localizadas logo acima dos rins. No inverno elas aumentam a produção das catecolaminas, hormônios que facilitam a queima dos carboidratos. Não é ótimo?

As comidas são mais calóricas?

Em geral sim, no frio, muitas vezes nosso consumo alimentar torna-se crônico, e você já sabe que o corpo quer se aquecer. Para evitar a busca contínua por alimentos, acabamos ingerindo comidas que aumentam o tempo de saciedade. E esses alimentos que garantem maior tempo sem fome são exatamente aqueles que contêm elevada concentração de gorduras, doces, amanteigados, chocolates, cremes e fondues fazem parte do arsenal utilizado para o aquecimento corporal. Mas, como você é dona do seu nariz e da sua boquinha, pode muito bem trocar essas tentações por um bom casaco.

Usar roupas pesadas diminui os cuidados com o corpo?

Sim, a população que vive em cidades praianas cuida mais do corpo e da alimentação porque frequentemente está exposta, enquanto que em locais de clima mais frio acabamos nos preocupando mais com a elegância do que com o corpo.

Então engordar no inverno, nem pensar !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fonocosmética

Pó extraído de pedra vulcânica é a novidade para tratamentos antirrugas. Você já ouviu falar de fonocosmética? É um novo conceito de preenchimento da pele através do som, segundo as pesquisas realizadas pelo Dr. Gilles Gutierrez, biomédico e proprietário da Intitute of Cellular Pharmacology (ICP), com uma pedra chamada Opala - derivada de lava vulcânica e encontrada principalmente na Etiópia. Ao aproximar a opala em células da pele, após 48 horas, Dr.Gilles observou que as células começaram a migrar na mesma direção da pedra e todo o meio estava rico em colágeno e estruturas essenciais para a sustentação e firmeza do tecido. A fim de comprovar qual tipo de estímulo que a tal pedra emitia para a cultura de células, vários testes foram realizados. As hipóteses de campo magnético ou corrente elétrica foram descartadas. Ao pesquisar as partículas que compõe a Opala, no que se refere a tamanho e morfologia, constatou-se que ocorria a vibração com emissão de ondas, cujo comprimento é

Crescimento Capilar de Sobrancelhas com Microagulhamento

Catarse com Florais de Bach

Não existe efeitos colaterais quando usamos florais, o que pode ocorrer são reações emocionais de liberação ou catarse. As reações físicas podem surgir como gripes, reações alérgicas, coceiras ... As reações emocionais muitas vezes, quando a pessoa acha que piorou, é porque ficou mais consciente, ou seja, entrou em contato com a ferida, dói, mas depois começa a melhorar, o importante é não parar esse processo, e muitos desistem da Terapia Floral nesse momento. Algumas pessoas vão ter sonhos, para maior conscientização e entendimento do processo de limpeza e equilíbrio. E ai você pergunta para nossas terapeutas, o que fazer com as reações? Sejam reações físicas e/ou emocionais, tratar o que foi jogado para fora, reconsiderar se vão continuar as mesmas essências do início e lembrar da ajuda do Rescue. A Catarse na Terapia Floral, tem efeito provocado pela conscientização de algo fortemente emocional e/ou traumatizante, até então reprimido. Esse é um processo de purificação.