Pular para o conteúdo principal

Shiatsu pode aliviar dores crônicas, aponta estudo da USP

Terapia complementar é eficaz para aliviar as dores de pacientes com fibromialgia portanto o Shiatsu pode aliviar dores crônicas, aponta estudo da USP.

Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) aponta que o shiatsu é uma terapia complementar eficaz para aliviar as dores de um grupo de pacientes com fibromialgia, doença caracterizada por dores crônicas em diversas partes do corpo.

A pesquisa mostra que, além de minimizar dores, houve melhora na qualidade do sono, na sensação de equilíbrio e na qualidade de vida das pessoas avaliadas. Conforme divulgação da Agência USP nesta quinta-feira (31), a prática terapêutica, com o toque das mãos em determinadas regiões da pele, detecta pontos de dor com excesso de energia, causado pelo bloqueio do fluxo de energia vital. “

A fisioterapeuta Susan Yuan, que fez o estudo, descrito em dissertação de mestrado comenta:
— Observou-se melhora estatisticamente significante, considerada também clinicamente importante, na maioria dos pacientes em quase todas as variáveis estudadas, exceto a ansiedade”.
Na pesquisa, dois grupos foram acompanhados: 17 pessoas, que receberam 16 sessões de shiatsu de 50 minutos cada, e mais 17 pessoas que não receberam a técnica, somente uma cartilha com orientações educativas sobre a fibromialgia.

Além de informações sobre a doença, a cartilha continha dicas de mudanças para um estilo de vida mais saudável e um programa de exercícios e alongamento e fortalecimento. Depois de oito semanas de tratamento, 29% dos participantes do grupo que recebeu a técnica dizia que a fibromialgia tinha um forte impacto em seu cotidiano.

No início do estudo, antes da aplicação do shiatsu, essa taxa era de 70%. No grupo controle, que não recebeu shiatsu no tratamento, a variação era muito menor, sendo 64% no início e 59% após as oito semanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fonocosmética

Pó extraído de pedra vulcânica é a novidade para tratamentos antirrugas. Você já ouviu falar de fonocosmética? É um novo conceito de preenchimento da pele através do som, segundo as pesquisas realizadas pelo Dr. Gilles Gutierrez, biomédico e proprietário da Intitute of Cellular Pharmacology (ICP), com uma pedra chamada Opala - derivada de lava vulcânica e encontrada principalmente na Etiópia. Ao aproximar a opala em células da pele, após 48 horas, Dr.Gilles observou que as células começaram a migrar na mesma direção da pedra e todo o meio estava rico em colágeno e estruturas essenciais para a sustentação e firmeza do tecido. A fim de comprovar qual tipo de estímulo que a tal pedra emitia para a cultura de células, vários testes foram realizados. As hipóteses de campo magnético ou corrente elétrica foram descartadas. Ao pesquisar as partículas que compõe a Opala, no que se refere a tamanho e morfologia, constatou-se que ocorria a vibração com emissão de ondas, cujo comprimento é

Crescimento Capilar de Sobrancelhas com Microagulhamento

Catarse com Florais de Bach

Não existe efeitos colaterais quando usamos florais, o que pode ocorrer são reações emocionais de liberação ou catarse. As reações físicas podem surgir como gripes, reações alérgicas, coceiras ... As reações emocionais muitas vezes, quando a pessoa acha que piorou, é porque ficou mais consciente, ou seja, entrou em contato com a ferida, dói, mas depois começa a melhorar, o importante é não parar esse processo, e muitos desistem da Terapia Floral nesse momento. Algumas pessoas vão ter sonhos, para maior conscientização e entendimento do processo de limpeza e equilíbrio. E ai você pergunta para nossas terapeutas, o que fazer com as reações? Sejam reações físicas e/ou emocionais, tratar o que foi jogado para fora, reconsiderar se vão continuar as mesmas essências do início e lembrar da ajuda do Rescue. A Catarse na Terapia Floral, tem efeito provocado pela conscientização de algo fortemente emocional e/ou traumatizante, até então reprimido. Esse é um processo de purificação.