Pular para o conteúdo principal

Remédios naturais para tratar a hipertensão

A hipertensão é o aumento da pressão arterial de forma crônica, o que quer dizer que o coração está trabalhando mais do que o necessário para bombear o sangue.

Esse aumento de pressão pode afetar ao organismo de muitas formas, e passamos a ter um alto risco de desenvolvermos doenças muito graves que podem inclusive levar à morte.
Essa doença é conhecida mundialmente como uma “assassina silenciosa” devido aos efeitos que tem sobre a saúde e da forma como costuma impactar o organismo. Dentre as principais causas da hipertensão estão os hábitos sedentários, o sobrepeso, o diabete, as doenças dos rins e doenças cardiovasculares, o uso de drogas, de alguns medicamentos, dentre outras.

Como detectar a hipertensão?

A hipertensão não costuma apresentar um sintoma concreto que indique que algo está acontecendo. Porém, é bom consultar um especialista caso apresentemos alguns desses sintomas:
  • Dores de cabeça constantes
  • Enjoos
  • Sudoração excessiva
  • Pulso rápido
  • Alterações visuais
  • Zumbidos nos ouvidos
  • Falta de ar
  • Nervosismo
  • Fatiga
  • Insônia
  • Palpitações
  • Face avermelhada

Como prevenir e tratar a hipertensão?

A hipertensão é uma doenças possível de se prevenir por meio de hábitos saudáveis de vida, como, por exemplo, a boa alimentação e a prática de exercícios físicos. Podemos incluir em nossa alimentação alimentos que ajudam a reduzir o problema, além de consumir remédios naturais para maximizar o êxito na batalha contra a hipertensão. Gostaria de conhecer alguns remédios naturais eficazes? Então, atenção:

Alho



As propriedades do alho ajudam a reduzir o colesterol e favorecem o sistema circulatório. Estudos realizados pela Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, demonstraram que comer um dente de alho por dia durante três meses reduz a pressão arterial em 7% a 8%, e os resultados foram muito positivos. Podemos comer o alho cru, em saladas, em pó ou em cápsulas.

Vitamina de limão e salsa

O limão e a salsa são ingredientes diuréticos capazes de facilitar a eliminação dos líquidos retidos. Graças a isso, ambos os ingredientes são ótimos aliados para combater a hipertensão, pois ajudam a eliminar as substâncias que causam a doença.

Ingredientes

  • 1 limão inteiro
  • 2 ramos de salsa

Preparo

  • Coloque o limão inteiro (o que inclui sua casca) picado no liquidificador. Adicione a salsa e prepare uma espécie de “vitamina”. Beba-a em jejum.
  • Também é bom tomar em jejum um copo de água morna com limão, como opção para reduzir o problema.

Lima


A lima é rica em flavonoides e vitamina C, esses dois ingredientes ajudam a melhorar a elasticidade das artérias e evita derrames. Comer a lima inteira ou beber seu suco é ideal para pessoas com hipertensão, pois isso ajudará a controlar a doença, evitando também o desenvolvimento de hemorroidas, varizes e sangramentos nasais.

Aveia

A aveia é um alimento com muitas propriedades benéficas para o organismo, e dentre elas está a capacidade de diminuir a pressão arterial. Um estudo realizado pela Universidade da Columbia revelou que consumir aveia reduz o colesterol ruim e fortalece as funções neurológicas.

Vitamina de cenoura e laranja


Essa vitamina é ideal para regular a hipertensão, já que suas propriedades ajudarão a eliminar toxinas do organismo, combater o colesterol ruim e facilitar a eliminação de líquidos retidos.

Ingredientes

  • 1 cenoura
  • 1 laranja
  • 1 fatia de melão chinês picado
  • Mel de abelha

Preparo

  • Lave, descasque e corte a cenoura e o melão em pedaços
  • Tire o suco da laranja
  • Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Depois de batido, beba preferencialmente em jejum.
  • Salsão
O salsão é considerado um excelente diurético para o organismo. Devido as suas propriedades antioxidantes e depurativas, esse ingrediente favorece a eliminação de toxinas e combate a retenção de líquidos. Seus benefícios para a saúde se estendem para ajudar em muitas das funções do organismo, isso justifica seu poder para combater a hipertensão.
Para aproveitar os benefícios do salsão contra a hipertensão é recomendável preparar uma infusão utilizando alguns ramos de salsão em um litro de água. Coloque a água para ferver, adicione os ramos e deixe repousar por dez minutos antes de tomar.
O salsão também pode ser incluído em saladas e diferentes pratos na cozinha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mecanismos da Doença Segundo a MTC – Por Camille Elenne Egídio Postado por institutolongtao em 17 de março de 2015 0 Comentários A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) entende que a saúde é o resultado do equilíbrio harmonioso entre Yin e Yang, ou seja, entre a matéria e a energia. Quando este equilíbrio é perturbado, aparecem as doenças. Assim, os fatores que originam as doenças podem ser Constitucional (congênito ou genético), Fatores Patogênicos Externos (alterações climáticas), Fatores Patogênicos Internos (alterações emocionais) e os Fatores Nem Internos e Nem Externos (incluindo estilo de vida, vírus, bactérias, drogas e afins). Fatores Externos – 6 Excessos 1) Vento (Período da Primavera – Natureza Yang): as moléstias causadas pelo Vento geralmente surgem repentinamente e mudam com rapidez, podem estar acompanhadas de sintomas como: vertigens, dores migratórias, câimbras e contraturas musculares. O

Fonocosmética

Pó extraído de pedra vulcânica é a novidade para tratamentos antirrugas. Você já ouviu falar de fonocosmética? É um novo conceito de preenchimento da pele através do som, segundo as pesquisas realizadas pelo Dr. Gilles Gutierrez, biomédico e proprietário da Intitute of Cellular Pharmacology (ICP), com uma pedra chamada Opala - derivada de lava vulcânica e encontrada principalmente na Etiópia. Ao aproximar a opala em células da pele, após 48 horas, Dr.Gilles observou que as células começaram a migrar na mesma direção da pedra e todo o meio estava rico em colágeno e estruturas essenciais para a sustentação e firmeza do tecido. A fim de comprovar qual tipo de estímulo que a tal pedra emitia para a cultura de células, vários testes foram realizados. As hipóteses de campo magnético ou corrente elétrica foram descartadas. Ao pesquisar as partículas que compõe a Opala, no que se refere a tamanho e morfologia, constatou-se que ocorria a vibração com emissão de ondas, cujo comprimento é

Crescimento Capilar de Sobrancelhas com Microagulhamento