Pular para o conteúdo principal

Microagulhamento

Essa técnica utiliza sobre a pele para tratamentos de rugas e linhas de expressão, flacidez, hipercromia, seuqelas de acne, estrias e estímulo capilar.

É considerado uma ótima alternativa a procedimentos mais invasivos, como Laser, Peeling e Luz Pulsada. Pode ser realizada em clínicas de estética, desde que respeitado o uso de agulhas de no máximo 0,50 mm de comprimento.

O microagulhamento induz a produção de colágeno pela pele, sendo seguro em várias partes do corpo, como rosto, pernas, glúteos e abdômen.

No entanto, é contraindicado na presença de lesões cancerígenas, verrugas, hiperqueratose solar, psoríase, herpes ou acne ativa, desordem ou infecção cutânea e propensão a queloide. Mulheres grávidas, pacientes diabéticos ou que estejam fazendo tratamento com aticoagulante precisam de liberação do médico. Fototipos mais altos também merecem atenção especial.

Esse processo, também chamado de Terapia de Indução Percutânea de Colágeno, em que a pele é perfurada superficialmente, cria múltiplos microcanais que melhoram a permeação dos ativos.

Estudos mostram aumento em até 40 vezes na absorção cosmética, permitindo a entrada de ativos em até 80% na pele. Ele é percebido como sendo uma lesão, por isso é buscada a cicatrização através de vários Fatores de Crescimento.
 
Durante a reparação, as células atraem Fatores de Crescimento que estimulam o aumento de fibroblastos e de novas células, responsáveis por fechar a lesão. Esses fibroblastos irão se diferenciar em fibras colágenas e se integrar às já existentes, agindo conforme a necessidade estética em questão, tornando o tecido mais resistente e uniforme.

Como a pele foi perfurada, rompendo sua barreira íntegra e deixando-a temporariamente exposta, existe risco de infecção, cicatriz, alergia e formação de queloide em pacientes propensos, por isso o acompanhamento é essencial. As sessões podem ser semanais ou quinzenais, conforme a área, objetivo do tratamento e reação apresentada, sempre sob avaliação do profissional.

Texto de Isabel Luiza Piatti
Técnica em Estética e diretora intercontinental de Pesquisa, Desenvolvimento e Treinamento de produtos da Buona Vita Cosméticos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mecanismos da Doença Segundo a MTC – Por Camille Elenne Egídio Postado por institutolongtao em 17 de março de 2015 0 Comentários A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) entende que a saúde é o resultado do equilíbrio harmonioso entre Yin e Yang, ou seja, entre a matéria e a energia. Quando este equilíbrio é perturbado, aparecem as doenças. Assim, os fatores que originam as doenças podem ser Constitucional (congênito ou genético), Fatores Patogênicos Externos (alterações climáticas), Fatores Patogênicos Internos (alterações emocionais) e os Fatores Nem Internos e Nem Externos (incluindo estilo de vida, vírus, bactérias, drogas e afins). Fatores Externos – 6 Excessos 1) Vento (Período da Primavera – Natureza Yang): as moléstias causadas pelo Vento geralmente surgem repentinamente e mudam com rapidez, podem estar acompanhadas de sintomas como: vertigens, dores migratórias, câimbras e contraturas musculares. O...

Chá de ouro

Você está convidada a participar do nosso chá de ouro. Todas vão poder experimentar, ligue e confirme sua presença. Dia 16 de setembro de 2010.