Pular para o conteúdo principal

Litsea

domingo, 14 de agosto de 2011

Litsea cubeba

Hoje, após tantas citações sobre a Litsea cubeba em nosso grupo "Parceiros Aromalife, no Facebook, não resisti: fui procurar informações sobre a maravilhosa planta e compartilho com vocês:

O óleo essencial de Litsea cubeba também conhecida como May Chang ou pimenta chinesa provém de uma planta nativa da Ásia e cultivada principalmente na China, Malásia e Java.

A planta é nativa da Ásia e cultivada principalmente na China, Malásia e Java. Foi destilada pela primeira vez nos anos 50 e é normalmente utilizada na culinária chinesa.

Seus frutos e flores são utilizados por herbalistas asiáticos e é normalmente utilizada na culinária chinesa.
Foi destilada pela primeira vez nos anos 50, sendo que o rendimento do óleo essencial dos frutos é aproximadamente de 3-5%. Cerca de 70-85% do óleo essencial é composto por citral, com estimativas de produção entre 500-1.500 toneladas de óleo essencial por ano. O óleo é usado mais como uma fragrância (especialmente para uso em sabão em barra e aromatizante alimentício). Também é usado como matéria-prima pela indústria química para a síntese de vitamina A e fragrância de violeta.
Visto que possui alta concentração de citral, similar à verbena e lemongrass, compete em popularidade com o lemongrass, porém este último tem efeito mais prolongado. O óleo pode aumentar a pressão sobre os olhos, por isso evite usá-lo em portadores de glaucoma e diabéticos.



Efeitos na mente, corpo e emoções

Litsea cubeba tem um forte efeito na psique e é utilizado contra depressão, nervosismo, ansiedade e stress e promove clareza mental.
É um excelente tonificante e auxilia no controle da acne, eczema e pele oleosa. Também é bom para dores musculares e tensões relacionadas ao stress.
De acordo com livro de autor Kathi Keville de " Aromatherapy: A Complete Guide to the Healing Art ", o óleo essencial de Litsea cubeba essencial ajuda a abrir os brônquios para aqueles que sofrem de bronquite, alergias, asma e doenças do tórax.
Na medicina tradicional chinesa se mistura com outros medicamentos em gargarejos da garganta. Médicos chineses também usam o óleo para regular a pressão arterial e a freqüência cardíaca, de acordo com Keville.
Litsea cubeba também é conhecida como "Oil of Tranquility" e reconhecida por seu poderoso efeito em termos de promoção relaxamento físico e calma mental.
É recomendado para aqueles que sofrem de estresse relacionado ao trabalho e ao fenômeno "não consigo me desligar " . Historicamente, o óleo desta planta exótica tem sido misturado com óleo de amêndoas e usado para perfumar o corpo antes de meditação ou oração, a fim de transmitir uma sensação de força, calma e clareza mental.


Melhoria de humor
Quando utilizado em difusores ou vaporizadores, may chang cria uma atmosfera de calorosa. O aromaterapeuta Peter Holmes recomenda o uso de uma mistura de duas partes mandarina a uma parte may chang como um aromatizador ambiental para relaxar e melhorar o humor de seus habitantes.



Na Aromatização:
O perfumista Mandy Aftel observa que prefere Litsea cubeba a outros derivados de óleos essenciais cítricos, pois o considera mais estável do que o óleo de limão prensado, que fica rançoso mais rapidamente. Além disso, não possui nenhuma das notas dura como lemongrass e é menos caro do que o óleo melissa. Litsea cubeba tem um aroma floral, bem como notas cítricas, tornando-o mais versátil como um ingrediente de perfume, de acordo com Aftel.
"Ao contrário do óleo de limão verdadeiro, que costuma ser uma nota alta, Litsea cubeba permite a possibilidade de introduzir um perfume de limão na nota média do perfume," ressalta Aftel. Experimente Litsea com notas cítricas, tais como petigrain com alecrim e lavanda, Aftel sugere.
Portanto, podemos incluir o óleo essencial Litsea em potpourris baseados em notas cítricas para adicionar uma profundidade limão-doce a outras ervas cítricas, frutas e óleos.
Potpourris citrus típicos incluem uma ou várias plantas secas, como flores de Litsea, erva-cidreira, verbena limão, lemongrass, tomilho limão, cascas de laranja, de limão, de tangerina, de grapefruit e flores de bergamota. Para cada oito copos de estes vegetais secos, adicionar cerca de 1 colher de sopa total de óleo essencial de Litsea misturado a outros óleos essenciais, como laranja, tangerina, limão ou bergamota.



Repelente de insetos
Como outra alternativa, consideremos incluir o óleo essencial de Litsea cubeba a preparativos naturais de repelente de insetos como misturá-lo em sabonete líquido, shampoo e loção para o corpo, ou adicionar uma gota ou duas gotas em velas ao ar livre. O óleo pode ser útil para afastar os mosquitos, e até mesmo ser adicionado a um shampoo natural para cães, juntamente com outros ingredientes como mel, óleo de lemongrass ou óleo de citronela.

Cuidados:
Pode causar irritação a pele e mucosas, melhor usar bem diluído em um óleo carreador e em doses baixas. Evitar o uso em pessoas com pele sensível ou danificada. Dermatite-como reações foram relatadas em 3 de 200 pessoas usando este óleo (Tisserand). Em estudos com animais citral demostrou aumentar a pressão intra-ocular, portanto, seu uso oral é contra-indicado em pacientes com glaucoma .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mecanismos da Doença Segundo a MTC – Por Camille Elenne Egídio Postado por institutolongtao em 17 de março de 2015 0 Comentários A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) entende que a saúde é o resultado do equilíbrio harmonioso entre Yin e Yang, ou seja, entre a matéria e a energia. Quando este equilíbrio é perturbado, aparecem as doenças. Assim, os fatores que originam as doenças podem ser Constitucional (congênito ou genético), Fatores Patogênicos Externos (alterações climáticas), Fatores Patogênicos Internos (alterações emocionais) e os Fatores Nem Internos e Nem Externos (incluindo estilo de vida, vírus, bactérias, drogas e afins). Fatores Externos – 6 Excessos 1) Vento (Período da Primavera – Natureza Yang): as moléstias causadas pelo Vento geralmente surgem repentinamente e mudam com rapidez, podem estar acompanhadas de sintomas como: vertigens, dores migratórias, câimbras e contraturas musculares. O

Fonocosmética

Pó extraído de pedra vulcânica é a novidade para tratamentos antirrugas. Você já ouviu falar de fonocosmética? É um novo conceito de preenchimento da pele através do som, segundo as pesquisas realizadas pelo Dr. Gilles Gutierrez, biomédico e proprietário da Intitute of Cellular Pharmacology (ICP), com uma pedra chamada Opala - derivada de lava vulcânica e encontrada principalmente na Etiópia. Ao aproximar a opala em células da pele, após 48 horas, Dr.Gilles observou que as células começaram a migrar na mesma direção da pedra e todo o meio estava rico em colágeno e estruturas essenciais para a sustentação e firmeza do tecido. A fim de comprovar qual tipo de estímulo que a tal pedra emitia para a cultura de células, vários testes foram realizados. As hipóteses de campo magnético ou corrente elétrica foram descartadas. Ao pesquisar as partículas que compõe a Opala, no que se refere a tamanho e morfologia, constatou-se que ocorria a vibração com emissão de ondas, cujo comprimento é

Crescimento Capilar de Sobrancelhas com Microagulhamento