Pular para o conteúdo principal

Perguntas e respostas sobre drenagem linfática

O que é drenagem linfática? Como ela é feita?

É uma técnica de massagem que estimula o sistema linfático, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos.Por esse processo são eliminados o excesso de líquido e as toxinas. Ela é aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa.

E o que é a linfa?

É o líquido que está contido nos vasos que compõem o sistema linfático. Semelhante ao plasma sanguíneo, ela é incolor e viscosa, composta por água, substância orgânicas, resíduos e toxinas resultantes do trabalho do metabolismo.

Por que mexer na linfa é tão importante?

A linfa conduz o líquido excedente e as toxinas aos órgãos excretores, provocando uma limpeza interna. Ela também é responsável por levar oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios para os tecidos, o que é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Como a linfa desloca sempre numa mesma direção, ela depende de forças externas, tais como a gravidade, as manobras de massagem, a contração muscular, a pulsação das atérias próximas aos vasos, o movimento das vísceras e os movimentos respiratórios para funcionar como um relógio. Com a massagem favorecemos o seu funcionamento.

Muita gente diz que a drenagem é dolorida. Tem que doer para funcionar?

Não. A finalidade da drenagem é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-las nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. Por isso mesmo, a massagem deve ser rítmica, sem muita pressão - já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamen-te lento e precisa ser respeitado. Assim, não há a necessidade de manobras que provoquem dor ou desconforto. A idéia é que ela seja inclusive relaxante, causando bem-estar. O que acontece é que os locais com inflamação, cicatrizes recentes ou mesmo a celulite com um grau mais avançado, podem estar mais sensíveis.

A massagem deixa a gente roxa?

Não deve deixar, O surgimento de hematomas indica que o estímulo foi muito agressivo e houve rompimento dos vasos e capilares venosos. Como já foi dito, a drenagem linfática verdadeira é suave.

A drenagem linfática profunda é capaz de modelar o corpo? Qual a diferença entre ela e a clássica?

A drenagem linfática não pode ser profunda. Drenagem é um estimulo externo do trabalho natural da linfa. Só existe uma maneira de fazê-los: com manobras precisas, lentas, leves e superficiais. Não confunda drenagem linfática com massagem clássica modeladora, executada com maior pressão das mãos para trabalhar os nódulos celulíticos e porções de gordura localizada.

Por que a drenagem deve sempre fazer parte dos pacotes de tratamento?

Porque ela potencializa o resultado de vários tratamentos, já que elimina as toxinas, diminui a retenção hídrica e oxigena os tecidos.

Mas ela funciona sozinha?

Depende do que se espera do tratamento. Para reduzir a retenção líquida e favorecer a eliminação de toxinas, a drenagem bons resultados. Para quadros de celulite e gordura localizada mais graves, costuma-se associar o uso de aparelhos que facilitam a dissolução de nódulos e gordura.

Como a drenagem combate a celulite?

Qualquer que seja a causa dos furinhos(má alimentação, sedentarismo, cigarro, alterações hormonais, stress) eles começam com um processo de retenção de líquidos que acarreta má oxigenação do tecido. Sem a devida nutrição, ele endurece até formar os nódulos. A drenagem quebra esse ciclo eliminando a retenção de líquido.

E a gordura?

Quando bem feita, a drenagem diminui a retenção de líquido em áreas do corpo que estão propensas ao acúmulo de gordura, como abdômen, coxas e culote, além de ativar o metabolismo, favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo.

E contra a flacidez, existe algum resultado efetivo?

Ela melhora um pouco a aparência da pele, já que facilita a oxigenação local e a or-ganização das células e fibras de sustentação.
A drenagem linfática pode contribuir na prevenção da flacidez de pele, pois está produzindo um tecido mais bem nutrido, mas ela não recupera a flacidez já existente,
principalmente se houver sobra de pele.

Há a necessidade do uso de um creme para a massagem? Por quê?

Existem várias linhas de aplicação para a drenagem linfática. A técnica Leduc, uma das mais utilizadas, abre mão de cremes e recorre apenas aos movimentos suaves. Outros métodos usam cremes para melhorar o deslizamento das mãos.

Quantas sessões são indicadas para os primeiros resultados?

Recomenda-se um mínimo de dez sessões para um resultado efetivo. Mas, na primeira sessão, pode-se observar melhora visível no inchaço, na circulação, e no funcionamento do aparelho digestivo.

Há algum caso em que a drenagem é contra-indicada?

Ela é contra-indicada para mulheres com diagnóstico de tumores, abscessos e nódulos não-identificados. As que têm histórico de problemas circulatórios serão as mais beneficiadas com a ação da drenagem, pois será mais visível a diminuição da retenção de líquidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fonocosmética

Pó extraído de pedra vulcânica é a novidade para tratamentos antirrugas. Você já ouviu falar de fonocosmética? É um novo conceito de preenchimento da pele através do som, segundo as pesquisas realizadas pelo Dr. Gilles Gutierrez, biomédico e proprietário da Intitute of Cellular Pharmacology (ICP), com uma pedra chamada Opala - derivada de lava vulcânica e encontrada principalmente na Etiópia. Ao aproximar a opala em células da pele, após 48 horas, Dr.Gilles observou que as células começaram a migrar na mesma direção da pedra e todo o meio estava rico em colágeno e estruturas essenciais para a sustentação e firmeza do tecido. A fim de comprovar qual tipo de estímulo que a tal pedra emitia para a cultura de células, vários testes foram realizados. As hipóteses de campo magnético ou corrente elétrica foram descartadas. Ao pesquisar as partículas que compõe a Opala, no que se refere a tamanho e morfologia, constatou-se que ocorria a vibração com emissão de ondas, cujo comprimento é

Crescimento Capilar de Sobrancelhas com Microagulhamento

Catarse com Florais de Bach

Não existe efeitos colaterais quando usamos florais, o que pode ocorrer são reações emocionais de liberação ou catarse. As reações físicas podem surgir como gripes, reações alérgicas, coceiras ... As reações emocionais muitas vezes, quando a pessoa acha que piorou, é porque ficou mais consciente, ou seja, entrou em contato com a ferida, dói, mas depois começa a melhorar, o importante é não parar esse processo, e muitos desistem da Terapia Floral nesse momento. Algumas pessoas vão ter sonhos, para maior conscientização e entendimento do processo de limpeza e equilíbrio. E ai você pergunta para nossas terapeutas, o que fazer com as reações? Sejam reações físicas e/ou emocionais, tratar o que foi jogado para fora, reconsiderar se vão continuar as mesmas essências do início e lembrar da ajuda do Rescue. A Catarse na Terapia Floral, tem efeito provocado pela conscientização de algo fortemente emocional e/ou traumatizante, até então reprimido. Esse é um processo de purificação.